Papel e Revestimentos de Parede

Iniciei uma pesquisa com meus fornecedores para saber os ítens sustentáveis que cada empresa tem em linha.  Vou fazer uma série de postagens sobre os produtos que temos disponíveis. Optar pelos produtos que causam menos ou nenhum dano ao meio ambiente já seria uma grande contribuição para o Planeta. Calcular corretamente a quantidade para gerarmos menos resíduos também seria uma atitude excelente. Vamos pensar um pouquinho na hora de especificar e comprar.

Alguns aspectos que podemos analisar são, que atitudes sustentáveis os fabricantes e a empresa que comercializa tem? Qual a procedência dos produtos? Que matéria prima? É extraída de forma adequada? Polui os mananciais ou geram resíduos danosos ao meio ambiente? Que tipo de embalagem é utilizada? Geram componentes voláteis?(Cheiros fortes não são um bom sinal) Possui algum selo que ateste sua sustentabilidade? São muitos selos que já existem no exterior, aqui no Brasil poucos ainda são conhecidos. Mas aos pouquinhos eles chegarão.

A primeira empresa com quem conversei foi a Orlean, de revestimentos e papéis de parede, conversei com o Ricardo Paiva que me esclareceu sobre os produtos que comercializam:

SUSTENTABILIDADE DOS PRODUTOS DA ORLEAN

Para todos os fornecedores de revestimentos de parede da Orlean, a sustentabilidade já é realidade há muitos anos.

As rígidas legislações da Europa e dos Estados Unidos estimularam a preocupação ambiental nessas empresas, impulsionando a redução do uso da água e de agentes químicos nocivos no processo produtivo e o cuidado ao não despejar os resíduos no sistema público de abastecimento nem no meio ambiente.

Eles utilizam apenas papéis provenientes de áreas com manejo florestal eficiente, comprovado através do certificado FSC – Forest Stewardship Council (Conselho de Manejo Florestal).

Além disso, há coleções como a Bark Cloth, da belga Arte, produzida a partir da casca da figueira, por uma tribo em Uganda, com chancela da Unesco. Uma produção totalmente sustentável e manual, sem prejuízos ao meio ambiente e com forte função social.

Já nas instalações, a Orlean utiliza somente cola sem solventes, como a produzida à base de amido de mandioca ativado pela água, um recurso não propagador de odores.

Outra razão para o uso dos papéis e revestimentos de parede é a longa durabilidade oferecida: enquanto uma pintura, cujo material deriva de minerais e materiais voláteis dura em torno de 3 anos, um papel de parede pode permanecer durante 8 anos em ótimo estado, o que automaticamente o torna um material ecologicamente mais eficiente.

Autor: Adriana Noya

Arquiteta, Interior Designer e LEED AP BD+ C e O+M, especialista em arquitetura sustentável e acessibilidade aplicada à arquitetura.